Notícias

II FORUM REICH – UFRJ – 2011

08 de OUTUBRO: NUCLEO DE PSICOTERAPIA REICHIANA

10hs
Tema 1: Psicoterapia Corporal Reichiana: fundamentos teóricos e metodológicos

O percurso histórico de Wilhelm Reich, o seminário de técnica psicanalítica de Viena, as reflexões de Reich sobre os casos clínicos mais complexos, a análise das resistências, o conceito de caráter, a Análise do Caráter, a Identidade Funcional entre o Somático e o Psíquico, bases da Metodologia Clínica
Palestrante: Carlos Eduardo Brito. Psicólogo e psicoterapeuta corporal (CRP 05 21459), Mestre em Psicologia Clinica pela PUC-Rio, Professor do departamento de Psicologia e Supervisor Clinico do SPA da PUC Rio. Membro da coordenação do Nucleo de Psicoterapia Reichiana.
10:50hs

Tema 2 – O trabalho (psico)corporal e sua relação com as emoções humanas na perspectiva reichiana: contribuições das pesquisas científicas atuais.

Essa apresentação versará sobre a importância do trabalho corporal na clínica reichiana, discorrendo por tópicos tais como : tipos de técnicas envolvidas; critérios de escolha da técnica a ser aplicada; as diferentes funções e efeitos das técnicas corporais. Essas considerações serão articuladas à questão das emoções animais e humanas, recorrendo-se a contribuições de alguns campos do saber científico, tais como: ‘fenômenos QWERTY’; estudos sobre as “emoções básicas”, “sistemas emocionais básicos” (core emotional systems) e repertórios comportamentais universais; relação entre ‘emoção’ e ‘sentimento’. Ao final, discute-se o processo de encouraçamento como forma de contenção emocional defensiva e o processo terapêutico psicocorporal como forma de atuação sobre as defesas egoicas disfuncionais em prol de uma expansão da expressividade e vitalidade do indivíduo, ampliando seu bem-estar no mundo e nas relações humanas. O trabalho 9psico9 corporal e sua relação com as emoções humanas na perspectiva reichiana: contribuições das pesquisas científicas atuais.

ANDRE L. LIMA CARVALHO – Psicoterapeuta Reichiano formado pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana. Biólogo formado pela UFRJ (1986). Doutor (2010) e Mestre (2005) em História das Ciências e da Saúde pela COC-FIOCRUZ.
11:40hs

Tema 3 – A psicoterapia Reichiana com Crianças e Adolescentes: O lugar do terapeuta na clinica infanto juvenil.

A observação da flexibilidade da couraça e a leitura da carga energética dentro da brincadeira. As adpatações dos trabalhos corporais e as formas lúdicas de aplicá-los.

Palestrantes:

Joana Viegas. Psicoterapeuta Reichiana formada pelo Nucleo de Psicoterapia Reichiana; Psicóloga e Bacharel formada pela PUC – RJ em 2005 (CRP – 05/31934), Pesquisadora em Orgonomia: As Emoções: mensuração e interpretação dos sinais vegetativos utilizando aparelho de biofeedback – 2007 até 2009, Prestadora de serviço para ONG roda Viva como coordenadora do grupo de reflexões com mães na comunidade da Cachoeirinha – 2005 a 2008, Psicóloga da ONG. Casa Arte e Vida – 2009/2010; Assisente de Formação do Nucleo de Psicoterapia Reichiana.

Lucy de Teixeira. Psicoterapeuta Reichiana formada pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana; Psicóloga formada pela PUC-RJ em 1993 (CRP 05/20879); Especialização em Acupuntura pelo Instituto Sorako (2005); Formação no método Self-Healing (1996); Terapeuta de EMDR, EMDR institute (2000); Massoterapeuta formada pelo SENAC (1990), Pesquisadora sobre Prevenção em Saúde Mental na Infância; Assistente de Formação do Nucleo de Psicoterapia Reichiana.

14:00hs

Tema 4: A clínica reichiana na atualidade

Evolução da metodologia terapêutica reichiana desde a morte de Reich até os dias de hoje. Contribuições dos pós-reichianos, de outras abordagens terapêuticas, das neurociências e de outros ramos do conhecimento. Histórico recente no Rio de Janeiro.

Palestrante: Ernani Eduardo Trotta. Psicólogo (CRP 05/12184), neurobiólogo, com mestrado e doutorado pela UFRJ e pós-doutorado pelo Instituto de Psiquiatria de Londres (The Maudsley Hospital), professor associado da Universidade Federal Fluminense, e especializações em outras abordagens terapêuticas (Constelações Familiares, EMDR, hipnose ericksoniana, psicanálise e teatro terapêutico).

14:50hs

Tema 5: O processo de formação do psicoterapeuta reichiano

Abordagem dos aspectos e especificidades do processo de formação do terapeuta na abordagem reichiana. A formação de um psicoterapeuta corporal exige elementos que estão para além do conhecimento teórico-técnico, uma vez que o aprendizado vivencial é essencial neste processo. Serão abordados temas como: o estudo da teoria e das técnicas corporais reichianas; o aprendizado vivencial; a importância da psicoterapia individual do aluno e de supervisões sistemáticas; a prática clínica do psicoterapeuta reichiano.

Palestrantes:
Juliana Lima Bezerra. (CRP 05/30083),Psicoterapeuta Reichiana formada pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana; Psicóloga formada pela PUC – RJ; coordenadora de Palestras e workshops em Psicoterapia Reichiana (desde 2005); Pesquisa em Orgonomia- sinais fisiológicos e emoções (2007 – 2009); Professora do Curso de Formação do Núcleo de Psicoterapia Reichiana; Terapeuta em Constelações Familiares.

Maria Cecília Ribeiro. (CRP 05/29007),Psicóloga, formada pela PUC – RJ (CRP 05/0252). Bióloga, formada pela Universidade Santa Úrsula. Psicoterapeuta Reichiana, formada pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana. Formação em Biossíntese pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese. Coordenadora do Núcleo de Psicoterapia Reichiana. Professora do Curso de Formação do Núcleo de Psicoterapia Reichiana.

15:40hs
Roda de discussão.

By

Comments are closed.