Notícias

II FORUM REICH – UFRJ – 2011

22 DE OUTUBRO – REDE REICH ORGONOMIA
10hs

Tema 1: REICH – Precursor da terapia focal

A hipótese apresentada é que Reich, através da metodología a análise do caráter ser o precursor da terapia focal. Propõem-se modelos adaptados da Análise do Caráter para uma uma terapia focal atual. Apresentação de casos clínicos.

Palestrante: Frinéa Souza Brandão. Psicóloga Clínica(CRP 05/8769), Psicanalista e Sóciopsicanalista pelo IBRAPSI – Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições Orgonoterapeuta pelo Centro de Investigação Orgonômica Wilhelm Reich, Hipnoterapeuta pela Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em neuropsicologia pela USP/SP.
11hs

Tema 2: Reich e neurociências

Propõem-se hipóteses relacionadas ao segmento ocular segundo o conceito da propriocepção. Esse segmento compreende os olhos, ouvido, cabeça e nuca, o percebido e o não percebido. Revêem-se, anatomicamente e funcionalmente, suas funções, expressões e organização.

Palestrante: João Paulo Lyra da Silva. Médico (CRM 52-35603-1), Psiquiatra no Instituto Municipal Philippe Pinel, especialista em Psiquiatria Social, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), Psiquiatra Psicoterapeuta Orgonoterapeuta, Coordenador da Rede Reich Orgonomia.
12hs – Almoço

13hs

Tema 3: Atualidade do Pensamento Funcional de W.Reich

Apresentação da nossa proposta didática para aprender e comunicar sobre o Pensamento Funcional de W. Reich. Fundamenta-se na hipótese de que se podermos apreender e ensinar a ver os fenômenos de uma forma mais funcional e aberta, teremos uma melhora no desbloqueio ocular e como conseqüência nas funções perceptivas.

Palestrante:Pablo Zaffaroni Castilla. Orgonoterapeuta formado pelo C.I.O. (R.J.) e pelo Open Orgonomy (N.York), coordenador e professor dos cursos de Orgonomia e Analise funcional da Rede_Reich Orgonomia. Fundador e coordenador da ONG Vida Viva orgonomia. Coordenador dos GOOP (grupos de orientação orgonômica para Pais).

14hs

Tema 4: Abordagem Reichiana da gestação, parto e amamentação

Palestra expositiva com projeção de filmes, visando apresentar a visão Reichiana da sexualidade humana. Trata-se de uma abordagem preventiva que recontextualiza a gestação, parto e amamentação no âmbito da vida sexual e afetiva do ser humano.

Palestrante: Ana Luz Frances. Psicóloga clínica (CRP 05-39818). Fundadora da Ong Vida Viva, da Rede Reich_Orgonomia e membro efetivo da REHUNA (rede pela Humanização do Parto e Nascimento). Orgonoterapeuta e economista sexual pelo C.I.O – Centro de Investigação Orgonômica, Orgonomista pelo Open Orgonomy de Nova Iorque. Coordenadora e professora dos cursos de Orgonomia e Orgonoterapia da Rede Reich_Orgonomia. Trabalha com gestantes, bebês e grupos de pais desde 1986.
15hs

Mesa redonda: A formação reichiana na perspectiva de uma clínica funcional

Participantes: Ana Luz Francés; Frinéa Brandão; João Paulo Lyra da Silva e Pablo Zaffaroni Castilla.
Apresentamos ao aluno uma clínica funcional que, em contraste com uma clínica restrita, visa à produção de saúde. Buscamos a formação de sua consciência crítica situando-o no panorama das psicoterapias e das questões relativas à produção de saberes que sustentam suas práticas, colocando Wilhelm Reich como produtor de um conhecimento que fundamenta práticas integrativas em saúde.

O5 DE NOVEMBRO – AÇÃO SOCIAL WILHELM REICH

10hs

Tema 1: O corpo na perspectiva reichiana – sinais fisiológicos e sua relação com a emoção e o inconsciente

Será apresentado um vídeo feito em ambiente de pesquisa clínica. Foi utilizado equipamento de última geração para medir sinais fisiológicos durante uma sessão em que se aplicaram princípios de terapia reichiana.

Palestrante: Eugênio Marer. Psicólogo (CRP 16625-05), especialista em psicodrama, análise bionergética e em orgonomia pela Escola Europeia de Orgonomia. Fundador do C.I.O. Centro de Investigação Orgonômica W. Reich, Orientador Técnico da Ação Social Wilhelm Reich.
11:20hs

Tema 2: A vida que se fala a vida que se faz

A inserção do orgonomista no cotidiano. Relatos de uma viagem pela Amazônia para um programa de informação sexual em área indígena. A responsabilidade de repensar a educação de nossos filhos e das futuras gerações. Normal x natural, ética x auto-regulação. A orgonomia e o mundo dos negócios… e muito mais….

Palestrante: Eugenio Marer

14hs

Tema 3: Assembléia das Crianças e Primeiros Socorros Emocionais na Educação Infantil

Este trabalho pretende demonstrar a prática da Assembleia das Crianças vivenciada na Escola Summerhill na Inglaterra, fundada por A.S. Neill. Também trata dos Primeiros Socorros Emocionais proposta de Wilhelm Reich para intervenção em professores e famílias, ambas realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire em Mesquita, RJ

Palestrante: Tânia Maria de Lima. Psicóloga (CRP-05 11.905) e educadora. Economista Sexual e Orgonoterapeuta formada pelo CIO (Centro de Investigação Orgonomica Wilhelm Reich). Fundadora e Diretora da AVICRES, ONG que trabalhou com creches, escola comunitária e abrigo para adolescentes. Foi professora de Psicofisiologia I e II e Psicologia Comunitária do Curso de Psicologia da Seflu (Sociedade Educacional Fluminense), Diretora do Cemei Paulo Freire e Presidente da Ação Social Wilhelm Reich. Autora do Livro As crianças são para florescer, editora entorno, Rio de Janeiro.

15hs

Tema 4: : Painel expositivo com os projetos da Ação Social Wilhelm Reich

Projeto Conversa Vale, SOS Emocional e Assessoria Psicopedagógica na Creche Zumbi dos Palmares, Clínica Social Psicológica.

Palestrante: Marilia Gomes Barbosa psicóloga CRP-05 13562, Ana Luiza Ehlers Mellecchi psicóloga CPR-05 3097, Maria Lucia Ricci Leite psicóloga CRP-05 21729, Tânia Maria de Lima.

By

Comments are closed.