Notícias

II FORUM REICH – UFRJ – 2011

24 DE SETEMBRO:

ABERTURA: Marcos Jardim diretor do Instituto de Psicologia da U.F.R.J. e Eugenio Marer, orgonoterapeuta, idealizador do Forum.

10hs:
Instituto de Formação e Pesquisa Wilhelm Reich (IFP – Reich)

Tema 1 – A intervenção na couraça muscular dentro da Clínica Reichiana

O objetivo será definir o que é couraça, sua função, a relação entre as couraças caracterológicas e muscular e mostrar como se dá a intervenção na couraça muscular e suas conseqüências no processo psicoterápico.
Palestrante: Denise Dessaune. Psicóloga (CRP 05/7250), formada pela UFMG, 1974, especialização em Orgonomia pelo Instituto W.Reich da cidade do Mexico,1978-82,fundadora do CIO Centro de Investigação Orgonomica W.Reich, Orientadora Técnica da Ação Social Wilhelm Reich, Coordenadora do IFP W.Reich, membro do Corpo Editorial do periódico técnico-científico Pensamento Reichiano em Revista.

Tema 2: Nu com a mão no bolso: reflexões éticas na Cínica Reichiana

Do corpo que fala ao clínico que não escuta, passando pelo analista que faz, mas não enxerga o paciente: uma louca história do corpo e da nudez na clínica psicocorporal, ou como ajudamos a construir as fantasias na clínica reichiana. As questões éticas e formativas como alicerces de apoio e crítica ao trabalho clínico.
Palestrante: Henrique L. Leal F. Rodrigues. Psicólogo (CRP 05 24.113) e analista reichiano. Coordenador do Instituto de formação e Pesquisa Wilhelm Reich (IFP-Reich). Mestre em Ciências pelo HCTE/UFRRJ. Professor de Teoria Reichiana e Teoria Psicanalítica da UCL. Supervisor Clinico de Clinica reichiana da UCL.

Tema 3: Corpo e Clínica Reichiana

Neste trabalho investigaremos o corpo na clínica reichiana. Assim, estabeleceremos a maneira como Reich quebra o setting freudiano, trazendo o psicossoma para ser analisado no espaço terapêutico. Além disso, refletiremos sobre o modo como Reich retoma a importância do aspecto energético na psicoterapia, bem como, sua compreensão do corpo atravessando por forças sócio-históricas.

Palestrante: Marcus Vinicius Camara. (CRP 05 4907) Analista reichiano, doutor em Psicologia (UFRJ), professor adjunto do Departamento de Psicologia (UFRRJ), consultor do IFP_Reich. Autor entre outras publicações, do livro “Reich, grupos e Sociedade”. Editora Annablume, São Paulo.
14hs:
Tema 4 – O Psicossoma e os Afetos

A visão psicossomática dos afetos construída por Reich. A relação com o sistema neurovegetativo, metabólico e muscular. Os afetos e sua relação com a autorregulação.Os três afetos básicos: prazer, medo e agressividade.

Palestrante: Pedro Castel. Psicólogo clínico, (CRP-05 4533) e psicoterapeuta corporal, mestre pelo IMS-UERJ, foi professor da graduação da USU e na pós-graduação do IBMR, facilitador do Homopater-RJ e coordenador do IFP-Reich.

Tema 5 -Da Física à Psicanálise e/ ou/ vice-versa: A inovação reichiana

Uma conseqüência lógica da proposta teórica reichiana é a realocação, num campo conceitual mais amplo, dos conteúdos da psicologia e psicanálise. Não no sentido de reduzir estes últimos à biologia ou à física, mas, sim, no de um salto conceitual, reorganizador, que pode ter conseqüências tão marcantes para nossa visão de mundo, como no caso da relatividade e da mecânica quântica, no início do século XX.
Palestante: Nicolau Maluf J. Psicólogo Clínico (CRP 05 3742), Analista Reichiano Orgonomista.Pioneiro no estabelecimento do pensamento, da clínica e da teoria reichiana no Brasil. Mestre e Doutorando em História das Ciencias, Técnicas e Epistemologia pela COPPE_UFRJ. Membro do corpo editorial do periódico técnico – científico “Pensamento Reichiano em Revista. Coordenador do IFP- Reich)..

Tema 6: Pós-Modernidade e novas subjetividades – Corpo, Mídias e Excessos Afetivos

Esse trabalho irá analisar e aprofundar nas questões relativas às produções de novas subjetividades no contexto da pós-modernidade e a importância dos processos midiáticos nesta formação. Serão investigados principalmente as relações entre essas novas subjetividades, os novos corpos em produção e as intensidades afetivas que se tornam patentes na clínica atual e que necessitam de um olhar atualizado.

Palestrante: Ricardo Cariello de Almeida. Psicólogo graduado pela UFF (CRP-05 1856), Psicoterapeuta Reichiano, Mestre em História Social das Idéias-História da Psicanálise pela UFF, Doutor em História Social das Idéias pela UFF..

08 de OUTUBRO: NUCLEO DE PSICOTERAPIA REICHIANA

10hs
Tema 1: Psicoterapia Corporal Reichiana: fundamentos teóricos e metodológicos

O percurso histórico de Wilhelm Reich, o seminário de técnica psicanalítica de Viena, as reflexões de Reich sobre os casos clínicos mais complexos, a análise das resistências, o conceito de caráter, a Análise do Caráter, a Identidade Funcional entre o Somático e o Psíquico, bases da Metodologia Clínica
Palestrante: Carlos Eduardo Brito. Psicólogo e psicoterapeuta corporal (CRP 05 21459), Mestre em Psicologia Clinica pela PUC-Rio, Professor do departamento de Psicologia e Supervisor Clinico do SPA da PUC Rio. Membro da coordenação do Nucleo de Psicoterapia Reichiana.
10:50hs

Tema 2 – O trabalho (psico)corporal e sua relação com as emoções humanas na perspectiva reichiana: contribuições das pesquisas científicas atuais.

Essa apresentação versará sobre a importância do trabalho corporal na clínica reichiana, discorrendo por tópicos tais como : tipos de técnicas envolvidas; critérios de escolha da técnica a ser aplicada; as diferentes funções e efeitos das técnicas corporais. Essas considerações serão articuladas à questão das emoções animais e humanas, recorrendo-se a contribuições de alguns campos do saber científico, tais como: ‘fenômenos QWERTY'; estudos sobre as “emoções básicas”, “sistemas emocionais básicos” (core emotional systems) e repertórios comportamentais universais; relação entre ‘emoção’ e ‘sentimento’. Ao final, discute-se o processo de encouraçamento como forma de contenção emocional defensiva e o processo terapêutico psicocorporal como forma de atuação sobre as defesas egoicas disfuncionais em prol de uma expansão da expressividade e vitalidade do indivíduo, ampliando seu bem-estar no mundo e nas relações humanas. O trabalho 9psico9 corporal e sua relação com as emoções humanas na perspectiva reichiana: contribuições das pesquisas científicas atuais.

ANDRE L. LIMA CARVALHO – Psicoterapeuta Reichiano formado pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana. Biólogo formado pela UFRJ (1986). Doutor (2010) e Mestre (2005) em História das Ciências e da Saúde pela COC-FIOCRUZ.
11:40hs

Tema 3 – A psicoterapia Reichiana com Crianças e Adolescentes: O lugar do terapeuta na clinica infanto juvenil.

A observação da flexibilidade da couraça e a leitura da carga energética dentro da brincadeira. As adpatações dos trabalhos corporais e as formas lúdicas de aplicá-los.

Palestrantes:

Joana Viegas. Psicoterapeuta Reichiana formada pelo Nucleo de Psicoterapia Reichiana; Psicóloga e Bacharel formada pela PUC – RJ em 2005 (CRP – 05/31934), Pesquisadora em Orgonomia: As Emoções: mensuração e interpretação dos sinais vegetativos utilizando aparelho de biofeedback – 2007 até 2009, Prestadora de serviço para ONG roda Viva como coordenadora do grupo de reflexões com mães na comunidade da Cachoeirinha – 2005 a 2008, Psicóloga da ONG. Casa Arte e Vida – 2009/2010; Assisente de Formação do Nucleo de Psicoterapia Reichiana.

Lucy de Teixeira. Psicoterapeuta Reichiana formada pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana; Psicóloga formada pela PUC-RJ em 1993 (CRP 05/20879); Especialização em Acupuntura pelo Instituto Sorako (2005); Formação no método Self-Healing (1996); Terapeuta de EMDR, EMDR institute (2000); Massoterapeuta formada pelo SENAC (1990), Pesquisadora sobre Prevenção em Saúde Mental na Infância; Assistente de Formação do Nucleo de Psicoterapia Reichiana.

14:00hs

Tema 4: A clínica reichiana na atualidade

Evolução da metodologia terapêutica reichiana desde a morte de Reich até os dias de hoje. Contribuições dos pós-reichianos, de outras abordagens terapêuticas, das neurociências e de outros ramos do conhecimento. Histórico recente no Rio de Janeiro.

Palestrante: Ernani Eduardo Trotta. Psicólogo (CRP 05/12184), neurobiólogo, com mestrado e doutorado pela UFRJ e pós-doutorado pelo Instituto de Psiquiatria de Londres (The Maudsley Hospital), professor associado da Universidade Federal Fluminense, e especializações em outras abordagens terapêuticas (Constelações Familiares, EMDR, hipnose ericksoniana, psicanálise e teatro terapêutico).

14:50hs

Tema 5: O processo de formação do psicoterapeuta reichiano

Abordagem dos aspectos e especificidades do processo de formação do terapeuta na abordagem reichiana. A formação de um psicoterapeuta corporal exige elementos que estão para além do conhecimento teórico-técnico, uma vez que o aprendizado vivencial é essencial neste processo. Serão abordados temas como: o estudo da teoria e das técnicas corporais reichianas; o aprendizado vivencial; a importância da psicoterapia individual do aluno e de supervisões sistemáticas; a prática clínica do psicoterapeuta reichiano.

Palestrantes:
Juliana Lima Bezerra. (CRP 05/30083),Psicoterapeuta Reichiana formada pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana; Psicóloga formada pela PUC – RJ; coordenadora de Palestras e workshops em Psicoterapia Reichiana (desde 2005); Pesquisa em Orgonomia- sinais fisiológicos e emoções (2007 – 2009); Professora do Curso de Formação do Núcleo de Psicoterapia Reichiana; Terapeuta em Constelações Familiares.

Maria Cecília Ribeiro. (CRP 05/29007),Psicóloga, formada pela PUC – RJ (CRP 05/0252). Bióloga, formada pela Universidade Santa Úrsula. Psicoterapeuta Reichiana, formada pelo Núcleo de Psicoterapia Reichiana. Formação em Biossíntese pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese. Coordenadora do Núcleo de Psicoterapia Reichiana. Professora do Curso de Formação do Núcleo de Psicoterapia Reichiana.

15:40hs
Roda de discussão.

22 DE OUTUBRO – REDE REICH ORGONOMIA
10hs

Tema 1: REICH – Precursor da terapia focal

A hipótese apresentada é que Reich, através da metodología a análise do caráter ser o precursor da terapia focal. Propõem-se modelos adaptados da Análise do Caráter para uma uma terapia focal atual. Apresentação de casos clínicos.

Palestrante: Frinéa Souza Brandão. Psicóloga Clínica(CRP 05/8769), Psicanalista e Sóciopsicanalista pelo IBRAPSI – Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições Orgonoterapeuta pelo Centro de Investigação Orgonômica Wilhelm Reich, Hipnoterapeuta pela Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em neuropsicologia pela USP/SP.
11hs

Tema 2: Reich e neurociências

Propõem-se hipóteses relacionadas ao segmento ocular segundo o conceito da propriocepção. Esse segmento compreende os olhos, ouvido, cabeça e nuca, o percebido e o não percebido. Revêem-se, anatomicamente e funcionalmente, suas funções, expressões e organização.

Palestrante: João Paulo Lyra da Silva. Médico (CRM 52-35603-1), Psiquiatra no Instituto Municipal Philippe Pinel, especialista em Psiquiatria Social, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), Psiquiatra Psicoterapeuta Orgonoterapeuta, Coordenador da Rede Reich Orgonomia.
12hs – Almoço

13hs

Tema 3: Atualidade do Pensamento Funcional de W.Reich

Apresentação da nossa proposta didática para aprender e comunicar sobre o Pensamento Funcional de W. Reich. Fundamenta-se na hipótese de que se podermos apreender e ensinar a ver os fenômenos de uma forma mais funcional e aberta, teremos uma melhora no desbloqueio ocular e como conseqüência nas funções perceptivas.

Palestrante:Pablo Zaffaroni Castilla. Orgonoterapeuta formado pelo C.I.O. (R.J.) e pelo Open Orgonomy (N.York), coordenador e professor dos cursos de Orgonomia e Analise funcional da Rede_Reich Orgonomia. Fundador e coordenador da ONG Vida Viva orgonomia. Coordenador dos GOOP (grupos de orientação orgonômica para Pais).

14hs

Tema 4: Abordagem Reichiana da gestação, parto e amamentação

Palestra expositiva com projeção de filmes, visando apresentar a visão Reichiana da sexualidade humana. Trata-se de uma abordagem preventiva que recontextualiza a gestação, parto e amamentação no âmbito da vida sexual e afetiva do ser humano.

Palestrante: Ana Luz Frances. Psicóloga clínica (CRP 05-39818). Fundadora da Ong Vida Viva, da Rede Reich_Orgonomia e membro efetivo da REHUNA (rede pela Humanização do Parto e Nascimento). Orgonoterapeuta e economista sexual pelo C.I.O – Centro de Investigação Orgonômica, Orgonomista pelo Open Orgonomy de Nova Iorque. Coordenadora e professora dos cursos de Orgonomia e Orgonoterapia da Rede Reich_Orgonomia. Trabalha com gestantes, bebês e grupos de pais desde 1986.
15hs

Mesa redonda: A formação reichiana na perspectiva de uma clínica funcional

Participantes: Ana Luz Francés; Frinéa Brandão; João Paulo Lyra da Silva e Pablo Zaffaroni Castilla.
Apresentamos ao aluno uma clínica funcional que, em contraste com uma clínica restrita, visa à produção de saúde. Buscamos a formação de sua consciência crítica situando-o no panorama das psicoterapias e das questões relativas à produção de saberes que sustentam suas práticas, colocando Wilhelm Reich como produtor de um conhecimento que fundamenta práticas integrativas em saúde.

O5 DE NOVEMBRO – AÇÃO SOCIAL WILHELM REICH

10hs

Tema 1: O corpo na perspectiva reichiana – sinais fisiológicos e sua relação com a emoção e o inconsciente

Será apresentado um vídeo feito em ambiente de pesquisa clínica. Foi utilizado equipamento de última geração para medir sinais fisiológicos durante uma sessão em que se aplicaram princípios de terapia reichiana.

Palestrante: Eugênio Marer. Psicólogo (CRP 16625-05), especialista em psicodrama, análise bionergética e em orgonomia pela Escola Europeia de Orgonomia. Fundador do C.I.O. Centro de Investigação Orgonômica W. Reich, Orientador Técnico da Ação Social Wilhelm Reich.
11:20hs

Tema 2: A vida que se fala a vida que se faz

A inserção do orgonomista no cotidiano. Relatos de uma viagem pela Amazônia para um programa de informação sexual em área indígena. A responsabilidade de repensar a educação de nossos filhos e das futuras gerações. Normal x natural, ética x auto-regulação. A orgonomia e o mundo dos negócios… e muito mais….

Palestrante: Eugenio Marer

14hs

Tema 3: Assembléia das Crianças e Primeiros Socorros Emocionais na Educação Infantil

Este trabalho pretende demonstrar a prática da Assembleia das Crianças vivenciada na Escola Summerhill na Inglaterra, fundada por A.S. Neill. Também trata dos Primeiros Socorros Emocionais proposta de Wilhelm Reich para intervenção em professores e famílias, ambas realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire em Mesquita, RJ

Palestrante: Tânia Maria de Lima. Psicóloga (CRP-05 11.905) e educadora. Economista Sexual e Orgonoterapeuta formada pelo CIO (Centro de Investigação Orgonomica Wilhelm Reich). Fundadora e Diretora da AVICRES, ONG que trabalhou com creches, escola comunitária e abrigo para adolescentes. Foi professora de Psicofisiologia I e II e Psicologia Comunitária do Curso de Psicologia da Seflu (Sociedade Educacional Fluminense), Diretora do Cemei Paulo Freire e Presidente da Ação Social Wilhelm Reich. Autora do Livro As crianças são para florescer, editora entorno, Rio de Janeiro.

15hs

Tema 4: : Painel expositivo com os projetos da Ação Social Wilhelm Reich

Projeto Conversa Vale, SOS Emocional e Assessoria Psicopedagógica na Creche Zumbi dos Palmares, Clínica Social Psicológica.

Palestrante: Marilia Gomes Barbosa psicóloga CRP-05 13562, Ana Luiza Ehlers Mellecchi psicóloga CPR-05 3097, Maria Lucia Ricci Leite psicóloga CRP-05 21729, Tânia Maria de Lima.

By

Comments are closed.