O Instituto

 

O Instituto de Formação e Pesquisa Wilhelm Reich (IFP-Reich) tem como objetivo criar um espaço de ensino, pesquisa e extensão referenciados nos pensamentos de Wilhelm Reich.

O IFP-Reich congrega profissionais de ampla e longa experiência clínica e teórica que tem como objetivo, além do processo de formação de profissionais contribuir para a produção científica e ações de promoção da saúde.

Wilhelm Reich foi, inicialmente, psicanalista, e a seguir torna-se precursor do movimento das psicoterapias corporais. Passa a compreender a relação mente-corpo sob uma perspectiva unitária. No campo social, Reich transforma-se em crítico de qualquer sistema autoritário.

Ao concatenar os aspectos psicológicos, biológicos e sociais, Reich estabelece uma óptica energética, o que faz de sua vasta e diversificada obra um conhecimento único. O Instituto de Formação e Pesquisa Wilhelm Reich (IFP-Reich) constitui-se em um lugar de reflexão sobre a teoria e a técnica reichianas, articuladas às produções filosóficas, artísticas, literárias e científicas contemporâneas.