Denise Dessaune

E-mail: [email protected]

Titulação:

Psicóloga (CRP 05/7250) pela UFMG, 1974 e Analista Reichiana.

Formação em Orgonoterapia no Instituto Wilhelm Reich da cidade do México      de 1978 a 1982.

Coordenadora do Instituto de Formação e Pesquisa W. Reich (IFP-REICH).

Supervisora técnica da ONG Ação Social Reichiana.

Atuação profissional:

Psicóloga exercendo atividade clínica desde 1974. Professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, MG (CES/JF) de 1973/78.

Chefe de Departamento da Faculdade de Psicologia do CES/JF.

Professora de Psicologia Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, 1975/78.

Fundadora e Coordenadora do Centro de Investigação Orgonômica W. Reich (CIO) primeiro centro de formação de psicoterapeutas reichianos do rio de Janeiro.

Coordenadora e Supervisora da Formação de Psicoterapeutas Reichianos de Florianópolis, SC.

Colaboradora e professora convidada do Instituto Elleusys de formação em Gestalt terapia em Madrid e San Sebastian, Espanha.

Organizadora e/ou colaboradora em Fóruns, Seminários Congressos e diversas outras atividades relacionadas à divulgação da obra reichiana.

Tem como foco de interesse: o corpo e a memória corporal na clínica, a questão da transferência e as aplicações do pensamento reichiano no âmbito social. É membro do Corpo Editorial do periódico Pensamento Reichiano em Revista.

Principais publicações (referenciadas na obra reichiana):

Artigos em periódicos técnico-científico:

DESSAUNE, Denise. ”Reflexões sobre a Prevenção de Neurose” in Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro: UFRJ/IMAGO, v.49, nº2, 1977.

Considerações sobre a técnica de intervenção na couraça muscular” in Revista da Sociedade Wilhelm Reich do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SWRRS, ano II, nº2, 1988.