Pedro V. Castel

E-mail: [email protected]

Titulação:

Formado em Psicologia (CRP 05/4533) na PUC-RJ (1974-1979). Clinicando desde 1980.

Coordenador e professor de formação em terapia reichiana desde 1986, tendo sido coordenador das instituições reichianas ICIOR, Hólon e Campo Reichiano.

Fez curso no Centro de Investigação Orgonômica Wilhelm Reich – CIO, e no Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (2001-2005).

Foi professor na pós-graduação do IBMR (1999) e na graduação da Universidade Santa Úrsula (2005).

Mestre pelo do Instituto de Medicina Social da UERJ.

Coordenador do Instituto de Formação e Pesquisa W.Reich (IFP-REICH)

Artigos disponibilizados no site:

A Massagem Reichiana.

Atuação profissional:

Tem como área de interesse o afeto como eixo de articulação corpo/mente, propondo uma clínica da intensidade afetiva, uma psicanálise corporal. Vê a mente como uma mente encarnada, ou seja, não há um sujeito cerebral dissociado do corpo, como alguns neurocientistas propõem, nem emoções que se reduzam a uma localização cerebral determinada.

Principais Publicações (referenciadas na obra reichiana):

CASTEL, Pedro. “Vegetoterapia Resgate da Pulsação Vital ou Reducionismo Biológico”. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro: vol. 49, n* 2, pg. 67-71, 1997.

CASTEL, Pedro. “Transferência Corpo e Poder” in Saber em Movimento: Tecendo a Rede das Psicoterapias Corporais. Rio de Janeiro: Sony, 2000.

CASTEL, Pedro. “Desenvolvimento das Psicoterapias Corporais no Eixo Rio – São Paulo” in Saber em Movimento: Tecendo a Rede das Psicoterapias Corporais. Rio de Janeiro: Sony, 2000.